segunda-feira, 30 de agosto de 2010

032 - Igreja de Santo Antônio Além do Carmo







Localização: Bairro de Santo Antônio, Centro Histórico, Cidade Alta, Salvador - BA

Construção: Séc. XVII (1638) - Estilo Barroco

Imagens em destaque: Jesus Cristo Crucificado e Santo Antônio de Pádua

Curiosidades: O sistema de Capitanias Hereditárias não teve o sucesso esperado, e com esse declínio, o Rei de Portugal, D. João III decidiu enviar para a Bahia o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza.

Na equipe de Tomé de Souza, além de degredados, colonos, jesuítas e outras autoridades fazia parte o arquiteto Luiz Dias, que veio com a missão de construir a cidade de Salvador. No dia 29 de março de 1549, a comitiva foi recebida por Caramuru (Diogo Álvares Correia e os índios Tupinambás) e foi conduzida para o alto da Graça, terra de propriedade de Diogo Álvares e por lá acamparam.

O desembarque da comitiva foi na então Vila Velha, terreno situado na Baixada da Barra, primeiramente pertencente a Caramuru, depois ao Sr. Francisco Pereira Coutinho, local esse que passou a chamar-se Vila Pereira depois que Sr. Francisco Pereira passou residir naquele terreno. A área fica localizada nos fundos do Iate Clube da Bahia e o nome Vila Pereira, permanece até hoje.

A primeira etapa do projeto era a escolha de um lugar adequado com o objetivo de defesa contra índios e invasores. Conduzidos por Caramuru através de um caminho que eles mesmos foram abrindo, encontraram um local que se adaptava ao projeto, pois era plano e na parte da frente tinha grande altura e embaixo limitava-se com o mar. O terreno foi todo preparado, com derrubada das árvores e a praça toda ajeitada para as primeiras construções em taipa e cobertas de palhas. Foram construídos no local, o Palácio do Governo, a Câmara, a Cadeia e outras edificações (hoje praça Tomé de Souza).

A Cidade foi se expandindo e ruas foram abertas próximas aquele local, dentre as quais citamos Rua dos Mercadores, conhecida também como Rua Direita do Palácio (hoje Rua Chile), Rua da Ajuda, Rua dos Capitães (hoje Rua Rui Barbosa) além de outras.fazendo com que a Cidade se estendesse para a o norte, Terreiro de Jesus, Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, bairro que se tornou famoso pois era onde residia a maior parte da burguesia de Salvador. Em julho de 1549 a máquina administrativa estava basicamente pronta e a Cidade do Salvador era a primeira capital do Brasil, ficando anos depois dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, pois no início o mar chegava à encosta e ainda não se podia dividir a cidade nos dois trechos.

O Governador Tomé de Souza, cedia, através de sesmaria os terrenos àqueles portugueses que comprovassem condições financeiras e administrativas de administra-los. Um dos candidatos foi o Sr. Cristóvão de Aguiar Daltro, que obteve do Governador Tomé de Souza, ainda no ano de 1549, uma área situada no norte da Cidade na qual existia uma nascente com abundante água que corria do morro até a baixa, chegando quase a beira do mar (hoje o local chamado de Ladeira de Água Brusca). Essa água formava ali um verdadeiro lago onde costumava banhar-se quase que diariamente um número considerável de meninos que ali se reuniam por divertimento, vindo até de locais distantes, tomando por isso o lago o nome de ÁGUA DE MENINOS.

O Sr. Aguiar Daltro fundou naquele local um engenho de moer cana para produzir açúcar, aproveitando a força motora das águas daquela nascente para as quais construiu um sistema de encanamento, montando posteriormente um alambique para destilar aguardente.

Em outros locais da área a ele doada, fez algumas edificações, como no alto da montanha onde construiu uma igrejinha dedicada a Santo António de Pádua, no mesmo local onde hoje está edificada a IGREJA DA SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO.

Na parte baixa da montanha, com o crescimento da Cidade, em 1876, a Câmara Municipal mandou entulhar o lago dos meninos, para construir uma rua e um cais, surgindo naquele local a praia de Água de Meninos que depois foi transformada na feira homônima.

(texto histórico: Maru Gomes)

Um comentário: