domingo, 6 de junho de 2010

027 - Capela da Fazenda Santa Ângela











Localização: Alto de São Lázaro, Bairro da Federação, Salvador - BA

Construção: Século XIX - Estilo Colonial

Imagens em destaque: Jesus Cristo

Curiosidades: A capela situa-se no interior do grande casarão que pertenceu ao pecuarista Sr. João Francisco de Almeida Silva. Em 1923, aproximadamente, devido à então proibição legal de se criar gado leiteiro nas proximidades da orla marítima de Salvador, o Sr. João Francisco e a família se mudaram para o interior da Bahia, especificamente, para a cidade de Santo Antônio de Jesus, e a propriedade foi vendida para o Noviciado das Ursulinas das Mercês. Em 1950, o imóvel foi novamente vendido para ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). No prédio do convento foi instalado a Sede do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Somente em 1974 que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) passou a utilizar o espaço. Hoje funciona no local a coordenação da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da UFBA. Do casarão tem-se uma bela vista para o mar de Ondina, com um clima aprazível e cheio de paz.

6 comentários:

  1. Vó, essa é a minha homenagem a você e toda a sua família que um dia habitaram essa bela casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bom dia, me chamo Barbara e preciso muito falar com VC sobre o casarão que pertenceu a sua familia. Sera q pode entrar em contato comigo ? Meu email taruzareis@hotmail.com e la te mando meu WhatsApp. Agradeço muito se entrar em contato

      Excluir
    2. Fiz uma campanha para o tombamento da casa no facebook, me add lá, amiga: https://www.facebook.com/mario.gordilho

      Excluir
    3. É lindo demais,na torcida pra que essa construção belíssima permaneça onde está, imagino como ficará linda com uma reforma onde sejam mantidos suas características originais claro. Apenas pra reparar os danos causados pela ação do tempo e ausencau de manutenção.
      Que seja assim! 🍀

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deu...que lugar lindo!Abençoados todos que tiveram a felicidade de morar nele.

    ResponderExcluir