segunda-feira, 24 de maio de 2010

022 - Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia







Localização: Bairro do Comércio, Centro Histórico, Cidade Baixa, Salvador - BA

Construção: Séc. XVII (1623) - Estilo Barroco

Imagens em destaque: Nossa Senhora da Conceição, e Jesus Cristo

Curiosidades: Uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil Tomé de Sousa, em 1549. Em 1623 foi erguida a atual construção, toda feita de pedra sabão trazida de Portugal. Sua Elevação a Sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia. Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Situada nas proximidades do famoso "ELEVADOR LACERDA".

Dados biográficos do inventor e construtor do "ELEVADOR LACERDA", Sr. Antônio de Lacerda:

Nasceu em Salvador, no dia 01 de outubro de 1834. Filho de Antônio Francisco de Lacerda (português de nascimento, naturalizado brasileiro, comerciante possuidor de grande fortuna, a qual lhe dava considerável prestígio na sociedade baiana) e de D. Angélica Viana de Lacerda, que tiveram, além de Antônio, mais cinco filhos - Joaquim de Lacerda, Augusto Frederico de Lacerda, Maria José de Lacerda, Ana de Lacerda e Luiz de Lacerda.

Antônio de Lacerda, no início do ano de 1844, foi prosseguir seus estudos em Genebra, na Suíça. Em 1855, regressou da Europa e no ano seguinte viajou para Nova York, nos Estados Unidos, onde frequentou uma Escola de Engenharia "Rensselaer Polithechnic Institute". Em 1856, estava de volta à Bahia.

Em 1865, casou-se a Sra. Adèle Montebío, de nacionalidade belga, e tiveram nove filhos - Maria Angélica, José, Antônio, Adélia, Helena Maria, Camilo, Cecília e mais duas filhas falecidas precocemente. Moravam no bairro do Garcia, numa bela casa, que depois da morte de seu pai veio a lhe pertencer.

Em março de 1877, sua mulher faleceu em Bruxelas, na Bélgica. Posteriormente casou-se com D. Joaquina Júlia Navarro da Cunha Menezes.

Antônio fora o auxiliar mais direto do seu pai, e desde 1869, estava envolvido em grandes transações, sendo sócio de várias empresas como "Gonçalves, Costa & Cia", "Antônio de Lacerda & Cia", além de outras. Junto com o pai, era sócio comanditado da firma "Antônio de Lacerda & Cia" - também conhecida também pelo nome de "Companhia de Transportes Urbanos", que fora a responsável pela construção do "ELEVADOR LACERDA"

Inicialmente, o sistema de transporte público era feito por linhas de bondes puxadas por tração animal - burros que ficavam na parte alta da cidade e que pertenciam à "Companhia de Transportes Urbano" da família Lacerda.

Antes mesmo de entrarem em circulação os bondes de burro, já iniciava-se a perfuração da rocha para instalação do elevador hidráulico, chamado de “Parafuso”, que conduziria duas cabines da "Praça Cairu" (na Cidade Baixa) para a "Praça Municipal, ou Praça Tomé de Souza" (na Cidade Alta). Foi iniciada também a perfuração do túnel de acesso ao elevador na parte baixa da cidade, situado à Rua da Alfândega. Esse meio de transporte poria em comunicação os dois planos da Cidade de Salvador: a Cidade Alta com a Cidade Baixa.

As obras foram iniciadas em 1869, e na noite do dia 8 de dezembro de 1873 (dia da festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia) estava inaugurada a primeira etapa do "Elevador Hidráulico da Conceição" (como era chamado na época devido a sua proximidade com a IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA), que depois ficou conhecido como "Elevador da Conceição". Neste dia, transitaram pelo elevador 8.500 pessoas. Essa obra foi considerada de proporções gigantescas para aquele tempo.

Infelizmente, Sr. Antônio Francisco de Lacerda, pai de Antônio, além de seu maior incentivador e provavelmente financiador da empresa, havia falecido desde de Julho de 1872, e não viu a conclusão do grande empreendimento.

Antônio de Lacerda veio a falecer aos 51 anos de idade, em 02 de agosto de 1885, devido a uma insuficiência renal. Assim desaparecendo assim um dos homens mais importantes da sua época, e que, apesar de toda sua obra, caiu no esquecimento.

Todavia, em 21 de junho de 1896, o "Instituto Geográfico e Histórico da Bahia", proporia ao então diretor da "Companhia de Transporte Urbanos", o Comendador José Gonçalves Martins e ao Conselho Municipal, que se a construção passasse a denominar "ELEVADOR ANTÔNIO DE LACERDA, hoje popularmente conhecido como "ELEVADOR LACERDA". Nesta ocasião a empresa não pertencia mais a família dos Lacerda.

No dia 31 de dezembro de 1929, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia (C.L.C.C.B.) - então proprietária do "ELEVADOR LACERDA", bem como de todo o sistema de transportes da Cidade de Salvador, além de telefonia e luz elétrica - comunicou ao Prefeito de Salvador, Dr. Francisco de Souza, que os novos meios de transportes da nova torre em concreto, estavam funcionando perfeitamente com duas cabines com capacidade para 27 pessoas cada, e que circulava na nova torre usando a eletricidade.

A inauguração aconteceu às cinco horas da tarde do dia 01 de janeiro de 1930, e as cabines começaram a funcionar, a partir das vinte horas do mesmo dia. Os elevadores foram adquiridos da "Otis Elevator Company". A nova torre estava ligada a Praça Municipal, por uma ponte suspensa sobre a Ladeira da Montanha. Na ocasião, nova homenagem foi prestada ao Sr. Antônio de Lacerda, com a colocação de um medalhão em bronze com a sua efinge, no corredor de acesso às cabines do elevador.

No dia da inauguração passaram cerca de 11.000 pessoas nas borboletas, com a ilustre presença do então Governador de Estado, Sr. Vital Soares, do Prefeito e outras autoridades. A C.L.C.C.B. pertencia a um grupo de americanos e tinha como principais diretores Sr. J. C. Snyder, Sr. Frank Gordon May e Sr. Anísio Massorra.

Em 14 de setembro de 1930, foram reinauguradas as duas antigas cabines, devidamente reparadas. O novo elevador contava com quatro cabines, podendo transportar cerca de cem passageiros em cada deslocamento de subida ou de descida. Esta obra foi na época a construção mais alta da Bahia, cerca de setenta metros. Além da reinauguração das cabines, foi inaugurada todas as dependências ligadas ao conjunto estrutural. Na ocasião compareceram o Cel. Frederico Costa (representante do Governador Dr. Vital Soares), o Prefeito Dr. Francisco de Souza, os construtores da firma "Cristiane Nielsen", o Sr. Kosmierer (representante da "Otis Elevator Company"), o Eng. Antônio de Lacerda Neto (representando a família Lacerda), e os Senhores Diretores da C.L.C.C.B.

O "ELEVADOR LACERDA" hoje funciona impecavelmente, sendo grande ponto de atração turística, juntamente com a "BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA", constituindo um dos o maiores cartões-postais da cidade de Salvador.

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